O Facismo no Brasil (AIB) e a ANL

Ação Integralista Brasileira (AIB). Seu lema era: Deus, pátria e família
Foi na época de Vargas que surgiu o Integralismo, o qual tinha um forte apelo Facista e gozava da simpatia de Vargas. Eles eram extremamente nacionalistas, adotavam o "anauê" (expressão indígena) como cumprimento, eram contra os Comunistas e eram a favor de um governo autoritário, que pudesse levar o país ao progresso.


Integralistas: até as fardas se pareciam com as dos nazistas. Getúlio tinha simpatia pelo Facismo, e essa foi a principal razão do fim do seu primeiro mandato. Na 1ª Guerra Mundial, ele lutou contra o Facismo e ao lado do Liberalismo. Quando acabou o conflito, a população não queria mais aquela ditadura.

Luis Carlos Prestes sendo nomeado presidente da ANL
Em resposta a AIB, surgiu uma frente popular, a Aliança Nacional Libertadora (ANL), com traços parecidos com o comunismo, lembrando que não eram. Os comunistas do Brasil, se reuniam no PCB (partido comunista brasileiro). A ANL defendia a reforma agrária, o que incomodava os latifundiários. Em resumo, era contra o Imperialismo (a entrada de multinacionais no país), o latifúndio, o facismo integralista e Gentúlio.
Quando Vargas decretou a ilegalidade da ANL, Prestes organizou uma revolta da ANL, para tomar o poder. No entando ela foi mal executada, o máximo que conseguiram foi 3 dias no poder do Rio Grande do Norte. Esse movimento ficou conhecido como Intentona Comunista.
O movimento não foi feito pelo PCB, mas Vargas preferiu  colocar a culpa no partido, alarmando o "Perigo Vermelho", a ameaça do comunismo sobre a população. A Intentona Comunista, como ficou conhecida às ordens de Vargas, o ajudou a dar o Golpe do Estado Nivo
Graças a má organização, a Intentona foi facilmente repreendida. Na foto, soldados do Rio garantindo que o comunismo não atingiria o país

Ela era alemã e judia.
O Komintern (orgão de Moscou, que controlava ações socialistas por todo o mundo), instruiu Olga Benário a acompanhar Prestes na sua missão no Brasil. Na viajem, os dois se apaixonaram e chegaram a se casar. Mas com o fracasso da Intentona, ele foi preso e Olga foi mandada grávida de volta para Alemanha, onde teve seu filho em um campo de concentração e depois foi executada numa câmara de gás.



Aproveitando que a população já estava com medo que o comunismo se espalhasse, os Integralistas forjaram um plano para Vargas, o Plano Cohen, em que supostamente os comunistas desejavam tomar o poder. Foi assim que Vargas conseguiu um respaldo para fechar o Legislativo, a extinção dos partidos políticos, fechamento do congresso, ficando com superpoderes para instaurar uma ditadura.

POSTED BY Talitha
DISCUSSION 0 Comments

Leave a Reply

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
18 anos, estudante, Natal/RN.
Tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog